Quer ver alguém economizar uma coisa?

"Fazer a sua parte para evitar o aquecimento global é mais um motivo para tentar reduzir a sua conta de luz."
Aquecimento global e conta de energia no fina do mês. Pelo visto, as duas estão no mesmo patamar de importância. Se não economizarmos energia, a temperatura da Terra vai aumentar, as calotas polares derreter e o nível do mar subir. Se não economizarmos energia, a conta de luz vai aumentar, o dinheiro sumir e as dívidas aparecer. Se não economizarmos energia, as condições ambientais irão mudar radicalmente e iremos torcer para que Darwin e sua teoria da evolução estejam corretos. Se não economizarmos energia, não irá sobrar dinheiro para mais nada e, se a conta não for paga, ficaremos sem luz alguma. Numa sociedade há tempos movida pelo dinheiro, nada melhor que o dinheiro para justificar muitas atitudes. Em alguns caso, economizar energia é um ato nobre. Quer testar? Chegue na casa de alguém e desligue alguma luz que esteja acesa sem necessidade. O dono da casa lhe achará uma pessoa consciente, educada e preocupada com a preservação do meio ambiente. Agora, faça isso em algum lugar público, onde a pessoa que paga a conta não está presente, por mais que seja conhecida, e você será um alguém que está exagerando no fator racionamento de energia.
É um banheiro pequeno, retangular e que tem duas luzes, um interruptor para cada. Uma luz acesa ilumina o banheiro por completo, mas, como os dois interruptores estão lá, usa-se constamente as duas, mesmo que não haja necessidade. Quando nele entro, acendo apenas uma. Porém, alguém entra no banheiro e, como um ato automático, acende a outra luz e ainda diz, "Por que a luz está apagada?", "Menina, que escuridão", "Está economizando o dinheiro do dono, é?". Lógico, não são todos que fazem isso. Tento, sempre, com esperança, mostrar que não há necessidade de acender todas as luzes, que economizar energia é preciso, mas não adianta muito. Não pode haver nem um rastro de escuridão; a luz tem que ocupar soberana aquele retângulo quente de alguns metros.
Quer ver alguém economizar uma coisa? Dê essa coisa para esse alguém e o faça sentir o dono da coisa. Grande coisa!

Comentários

Camilla Angelo disse…
Adorei a iniciativa!!!Precisamos de pessoas antenadas com o mundo pra poder mudá-lo!!!
Parabéns!!!
Bjão
A única energia que não deve ser economizada é a do coração.
B. disse…
Bel GREENPEACE, hahaha, mas você sabe que eu concordo né? Economizar é necessário.

Rumo ao 300! ;@
Flor disse…
Nesse ano comecei a fazer um curso técnico ambiental...
Meu deu tanta consciência.
Saí do curso, desisti, gosto muito, mas não quero seguir carreira.
O que ficou foi a vontade de melhorar as coisas.
Não jogo lixo no chão mais, lixo nenhum, nada mesmo. E não deixo os outros jogarem também, faço cara feia e falo. Grito.
Fiquei mais atenta, cuidadosa, com luz, água.
O curso deu um tapa na cara. Que eu faço questão de dar também.
=)


Um beijo.

Postagens mais visitadas deste blog

tereza, não ames!

há de se ter um jeito

Carta para o meu avô