Se as aulas de história fossem com desenhos animados, a dificuldade dos alunos em aprender a matéria, seria reduzida. Quer uma prova. Ao assistir a um episódio do Power Rangels ou dos Padrinhos Mágicos, você é capaz de dizer de quantas partes é formado o corpo daqueles robôs e até a cor da parede do quarto do Jimmy (ou é Timmy?) Em casos mais extremos, você decora as falas nem que não queira.


Caso o seu desenho preferido tenha continuação, você é capaz de esquecer o seu nome mas não esquece o que aconteceu no episódio passado. Então, partindo dessa análise, imagina uma aula sobre a Revolução Francesa em forma de desenho animado, tendo Pernalonga como Napoleão? A Segunda Guerra com o Cavaleiros do Zodíaco? Não, agora imagina, os Ursinhos Carinhosos, cada um representando uma colônia americana? Ficaria super fácil e fofo, aprender sobre a independência das trezes colônias da América.
Ou então, Os Simpsons atuando como participantes da Revolução Cubana e o Pato Donald narrando a história? Ou você aprende, porque ter achado lindo o desenho, todo animadinho, colorido, ou por ter ficado com a voz irritante do pato na sua mente, ou por ter os assistido mais de dez vezes cada episódio.

*A idéia do post surgiu em uma aula de história, conversando com o bozo. É eu sei que é uma idéia louca, mas quando você assiste uma aula sobre Iluminismo não sei quantas vezes e ainda se depara com coisas que você não aprendeu, idéias de fixação surgem na sua cabeça.

Comentários

H.Riedel disse…
Imagina a segunda guerra com os cavaleiros do zodíaco! Seria bem mais fácil. :]
bozo. disse…
tudo seria mais fácil amiga.
=D

pS: É Timmy e a cor do quarto dele é azul. =X haueha
Milena disse…
SUPER CONCORDADO! hauehae =~} aain, eu gostei.. ;x mas ngm mais gosta de desenho, dá é raiva ¬¬ se os desenhos da tv globinho se adaptassem a essa idéia aí, caramba, eu ia ser alguém mais feliz e inteligente, eauheeue :D
Avilla Filho disse…
Érrr, existem filmes, que para mim, são a melhor maneira de entender melhor o momento histórico e como tudo aconteceu, acho que nada vai substituir o livro, porque no final das contas, algumas partes como "as leis criadas na revolução francesa" não teriam como ser memorizadas, talvez o coração gelado as lesse uma vez, mas ele teria que lê-as mais de uma vez, e ficaria repetitivo, acho interessante algumas versões disso para as crianças irem logo se acostumando e já terem alguma base quando forem mais velhas, porque afinal," a história é o documento das crueldades e desvaneios da humanidade" a história é cheio de coisas horrendas, como 40000 guilhotinados em um mes durante a revolução francesa, ninguém ia achar fofinho o pobre do pateta perdendo a cabeça numa guilhotina ou a pocahontas sendo queimada por acusação de ser bruxa, né?
Emanuelle disse…
concordo plenamente!
apesar das histórias do Hermes e do Monteiro serem super divertidas,neh?
AH! É o timmy nos padrinhos mágicos!
=P
.Gaby. disse…
Eu concordo cum a sua idéiaaa!
Axu q se as aulas fossem assim ninguém faltava!

Postagens mais visitadas deste blog

tereza, não ames!

há de se ter um jeito

Carta para o meu avô